Projeto que une dança e patrimônio cultural em Santa Maria realiza primeira intervenção nesta sexta-feira

Mirella Joels

Projeto que une dança e patrimônio cultural em Santa Maria realiza primeira intervenção nesta sexta-feira
Foto: Alvaro PoueyFoto: Alvaro Pouey

Inspirado no projeto Som e Luz em Corpos, das Ruínas de São Miguel, o projeto Dança e Patrimônio Cultural promove a ação do Distrito Criativo Centro-Gare com três intervenções artísticas: “SER – POVO – MOVENTE”. A primeira ação ocorre nesta sexta-feira, 25 de novembro, às 18h30, no Coreto da Praça Saldanha Marinho. As apresentações são gratuitas.

A composição da dança surgiu a partir das interações entre corpo e patrimônio, in loco. Cada intervenção faz alusão a um momento histórico-cultural ligado a um local de referência patrimonial em Santa Maria. O primeiro ponto escolhido foi o Coreto da Praça Saldanha Marinho. Ele representa o “SER”, as origens, e trata sobre as três etnias que originaram o município, a partir da narrativa literária “A Lenda do Imembuí”.

A próxima ação, “MOVENTE”, vai ocorrer no dia 30 de novembro, no hall da Antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), abordando a criação da Universidade. Já no dia 4 de dezembro, ocorre a ação “POVO”. O local escolhido é a frente da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, no Brique da Vila Belga. Na ocasião, a intervenção vai abordar o modernismo e a oficialização da cidade de Santa Maria com a chegada da viação férrea.

Foto: Odailso Berté

Nesta primeira fase do projeto, a dança leva as intervenções aos locais históricos e patrimoniais da cidade. Na segunda fase, o patrimônio virá ao palco do teatro, através de uma produção de imagens em diálogo com a dança contemporânea, no dia 17 de agosto de 2023, em comemoração ao dia do Patrimônio Cultural, evento especialmente promovido pela Secretaria de Cultura de Santa Maria.

O projeto “SER – POVO – MOVENTE” é realizado pelo Laboratório Investigativo de Criações Contemporâneas em Dança (LICCDA), coordenado pelos professores Odailso Berté e Mônica Borba, junto ao PPG Patrimônio Cultural, o curso de Dança-Licenciatura e Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e a Prefeitura de Santa Maria, através da Secretaria de Cultura.

Agende-se

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Práticas sustentáveis para um consumo mais saudável  Anterior

Práticas sustentáveis para um consumo mais saudável 

Fado “moderno” para a playlist do fim de semana Próximo

Fado “moderno” para a playlist do fim de semana

Geral